Critical Concrete é uma organização sediada na cidade do Porto que está a desenvolver um modelo educacional sustentável para a reabilitação de habitação social baseada em processos participativos e colaborativos. O primeiro ensaio é feito através da organização de uma Summerschool que decorreu durante 3 semanas em Agosto de 2016. Este programa híbrido é desenvolvido através de uma forte componente prática complementada com apresentações e conferências de projectos de arquitectura e arte inseridos no campo social, artístico e cultural.
Ilha do Bonfim
Através da parceria com a Junta de Freguesia do Bonfim, a Critical Concrete identificou inicialmente uma casa, inserido no programa de habitação social, que necessitava uma profunda transformação visando um melhoramento significativo das condições de habitabilidade.
Esta habitação social está inserida numa das Ilhas do Porto no bairro do Bonfim. Este tipo de habitação teve o seu início no final do século XIX maioritariamente para a classe operária que ali se estabelecia. Esta casa tem uma tipologia típica da época configurando-se ao comprido sendo bastante estreita na largura. A casa tem uma área útil de 37m2, um pequeno pátio frontal e ainda um quintal com cerca de 35m2. Antes da sua reabilitação esta casa apresentava graves patologias próprias da construção da época, sendo que não existiam qualquer tipo de isolamento e as instalações técnicas de água e esgotos eram praticamente inexistentes.
Nas três semanas do Summerschool, com o Colectivo Warehouse e o Patrick Hubmann enquanto tutores, era pretendida uma completa reabilitação da casa, criando simultaneamente condições para que os participantes tivessem uma experiência de aprendizagem prática.
Após três semanas de actividades e uma energia extra da organização, tutores e amigos, a obra da casa do Sr.Alfredo ficou concluída e as chaves foram entregues. A casa tem agora uma sala de estar de Verão, uma sala de inverno e um quarto com isolamento, uma casa de banho e uma cozinha. O intenso trabalho e criatividade dos participantes, tutores e amigos foram contributos essenciais para atingir estes resultados finais.
Enquanto tutores de um grupo de mais de vinte participantes do mundo inteiro, o Colectivo Warehouse e Patrick Hubmann juntaram esforços para dar resposta a dois objectivos primordiais.
O primeiro passava por desenvolver uma solução constructiva que pudesse ser implementada nas 3 semanas de workshop, procurando uma melhoria das condições de habitabilidade da casa.
O segundo objectivo prendia-se com a necessidade de assegurar que os participantes tivessem a flexibilidade para desenhar e experimentar novas configurações e espaços da casa.
Centro de produção de Francos
O centro de produção de Francos foi criado com a intenção de promover a produção de projectos artísticos, culturais e colaborativos com impacto no panorama emergente de processos de reabilitação nas ilhas da cidade do Porto. Um projecto que pretende testar um modelo de reabiliação urbana. Recuperar imóveis devolutos para habitação social e iniciativas culturais, através de recursos sustentáveis e empreendedorismo social.
Para atingir o objectivo do plano a longo prazo, tornou-se evidente para a equipa do Critical Concrete que era fundamental a criação de um centro de produção com condições espaciais e uma gestão sustentável para viabilizar o desenvolvimento de actividades futuras da organização.
Este novo espaço é destinado ao desenvolvimento de um polo criativo com uma forte ligação com a comunidade local. Além da oficina equipada com ferramentas e máquinas, o centro de produção contém espaços de co-working para mentes criativas, arquitetos e agentes culturais que trabalhem em linhas de acção semelhantes. A equipa do Critical Concrete pretende igualmente colaborar com associações locais e criar eventos populares abertos, como sessões de projecção de filmes, bailes e mercados que acrescentam conteúdo cultural ao centro.
A intervenção do colectivo Warehouse concentrou-se na criação do espaço multifuncional da casa com o intuito de servir as futuras actividades culturais, artísticas e sociais do centro de produção. No rés-do-chão, a reabilitação de duas salas que dão acesso ao pátio foram o desafio incutido aos participantes que escolheram trabalhar nesta área.
Team: Warehouse + Patrick Hubmann + Samuel Kalika
Funding: Fundação Millenium, Junta de Freguesia do Bonfim, Critical Concrete Participants
Partners: Critical Concrete
With: Sebastião de Botton, Rúben Teodoro
Collaborators: Dante Guthrie, Darya kozova, Elisabeth Scheucher, Fernando Ferreira, Hana Elattar, Mariam Abdelrahman, Merna Rakha, Rana Radwan, Rebecca Wall,Rosa Thoneick, Sophia Garner,Stefanie Giese Philippa Schuurman, Marcello Corradi, Saskia De Fabritiis, David Zatloukal, Sonia Ralston, Francesca Rausa, Rita Almeida, Alexander Mehren, Filipa Ferreira, Mariano Cuofano, Dalila Gianpietro, Bryn Martin, Connor Arms, Barbara Arita, Luana Bergamo, Victoria Greenman, Julia Azevedo, João Oliveira, Patricia Jeglitsch, Juliana Trentin, Marylene San