“The Arch” foi um projecto cultural desenvolvido num parque de investigação e tecnologia na mina de Waterschei localizada em Genk, na Bélgica. Foi uma obra coordenada pela rede europeia Constructlab da qual o Warehouse faz parte.
O projecto decorreu entre Maio e Setembro tendo o Warehouse participado na fase inicial de construção. Na fase de activação o espaço funcionou enquanto laboratório temporário de investigação com enfoque nas infinitas possibilidades de criação com plástico reciclado.
Com diversos participantes, convidados e uma programação de festival, a segunda fase da vida do edifício foi marcada pela sua utilização diária enquanto espaço de convívio, encontro e apropriação por parte da comunidade local. Investigadores, vizinhos e artistas internacionais reuniram-se neste espaço de modo a criar um debate e reflexão à cerca das questões relacionadas com a recolha e transformação dos plásticos da cidade.
Por fim foi desmontada a estrutura em madeira, sendo que a sua forma, serviu de cofragem para construir uma escultura. Esta obra de arte consiste num arco formado por blocos e peças decorativas em plástico reciclado in situ. Esta escultura ficou erigida como memória do projecto que aconteceu em Thorpark.
Equipa: Constructlab
Parceiros: Município de Genk
Colaboradores: Warehouse [Rúben Teodoro, Ricardo Morais, Sebastião de Botton], Alexander Römer, Sébastien Tripod, Mascha Fehse, Bert De Backer, Wouter Corvers, Bastian Braun, Sumiti Fedtke, Miguel ‘Sempre’ Magalhães, Julie Guiches, Patrick Hubmann, Elisa Saturno, Pascal Lazarus, Jean-Michaël Taillebois, Maxie Schneider, Alex Lambert