A continuação do trabalho no bairro das Terras da Costa centrou-se na preparação de umaestrutura de mediação social, interna e externa de modo a promover a capacitação necessária dos moradores para poderem abraçar um processo longo e complexo acompanhado de um conjunto de técnicos.

O objectivo deste processo foi identificar as potencialidades e necessidades do contexto, apoiado num trabalho de diagnóstico e mapeamento colectivo do bairro, realizado de forma participada entre os técnicos e a população.

Este trabalho pretendeu iniciar um processo participado do realojamento da comunidade através da criação de um modelo de habitar – à escala do bairro e da casa – tendo em vista a integração da comunidade na malha urbana já consolidada.

Através da implementação de um processo de investigação/acção foi possível construir os alicerces para um hipotético processo de realojamento, no intuito de alcançar uma solução disruptiva em comparação com os modelos tradicionais de realojamento.

Esta aproximação e solução do problema é a resposta para um processo de realojamento que não quebra as redes de proximidade e intracomunitárias já existentes.

Do extenso processo e trabalho conjunto entre os técnicos envolvidos e a comunidade do bairro das Terras da Costa, resultou um livro escrito a várias mãos onde se encontra um registo completo do processo desde o seu início até à apresentação de hipóteses concretas que fecham o período de investigação.

 


Equipa: Warehouse + Ateliermob + Ana Catarino
Parceiros: Fundação Calouste Gulbenkian, Halfstudio, Associação de Moradores do Bairro das Terras da Costa
Com: Rúben Teodoro, Ricardo Morais, Sebastião de Botton
Colaboradores: Lediana Rrjolli