Flagship Shelters / Bottle Collectors VIP é um projecto da autoria do grupo de artistas dinamarquês SUPERFLEX, em colaboração com KWY e Colectivo Warehouse no design e produção.
O projecto esteve patente na edição de 2016 do Roskilde Festival, localizado na Zona de Arte e sob o tema artístico desta edição: “igualdade”.
Flagship Shelters / Bottle Collectors VIP foi inspirado nas sedes de três das mais proeminentes lojas de moda em Tóquio, projectadas por arquitectos de renome. Através da reinterpretação crítica destes ícones da arquitectura contemporânea, foram propostos três pavilhões de menor escala e construídos com materiais básicos e acessíveis como a madeira de pinho nórdico e plástico translúcido branco.
Dois dos pavilhões foram utilizados como áreas recreativas e VIP-lounges para os colectores de garrafas do festival, oferecendo vários serviços como catering, acesso a computadores e internet, etc. O terceiro pavilhão funcionou como um pequeno palco na Zona de Arte, hospedando performances, painéis de discussão e debates, durante o festival.
Flagship Shelters / Bottle Collectors VIP é fruto de uma reflexão crítica dos SUPERFLEX sobre a crescente desigualdade social e económica.
Tendo como ponto de partida o festival em si, a reflexão assenta na ambiguidade entre as pessoas que vão para ouvir música e desfrutar e na realidade paralela onde o festival é uma fonte de rendimento essencial, sob a forma de recolha e reutilização do lixo.
PRADA
Funcionando como um dos pavilhões a acolher os colectores de garrafas, a estrutura de base pentagonal alcança os 6.00m de altura tornando-se o pavilhão mais alto dos três. O edifício análogo, loja da Prada em Tóquio, é da autoria dos suíços Herzog & de Meuron e tem como elemento primordial o losango que propaga-se de modo regrado por todos os planos do edifício, fachadas e cobertura inclusive.
TOD’S
Este pavilhão, também destinado a servir de zona de descanso aos colectores de garrafas, é análogo ao edifíco projectado pelo arquitecto japonês Toyo Ito para a cadeia de lojas Tod’s. O pavilhão desenvolve-se numa malha ortogonal que contrasta com o desenho orgânico das fachadas, uma metáfora também utilizada no edifício original simbolizando uma árvore.
MIU MIU
Ao contrário dos restantes pavilhões, este funcionou como um pequeno palco, hospedando painéis de discussão, debates e performances, aberto ao público em geral. Análogo à loja Miu Miu, também da autoria de Herzog & de Meuron, este assemelha-se a uma caixa de cartão aberta. Este edifício transparece a ideia que o edifício não assenta no chão devido à desmaterialização dos elementos estruturais e à permeabilidade visual do interior proporcionada pelos vãos das fachadas.
Equipa: SUPERFLEX+ KWY+ Warehouse
Parceiros: Eurostand, A2P
Com: Rúben Teodoro, Ricardo Morais, Sebastião de Botton, Malin Mohr
Colaboradores: Cian Mckenna, Caroline Nordfalk, Amalie Zahle, Liam Marosy-Weide, Helene Hov, Jakob Jorgensen