Funky Beach Bar é um projecto desenvolvido pelo colectivo para a edição de 2016 do Festival Boom. Fomos convidados a desenhar e construir um bar para a praia apelidada de Funky Beach, situada no limite Este do recinto. Posteriormente foi também projectado e construído um quiosque para o Walking Gate baseado no mesmo método construtivo mas de menor escala. O padrão das fachadas ficou a cargo do artista convidado Pedro Peixe.

Uma das premissas iniciais do projecto era a reutilização da estrutura para próximas edições do festival. Optámos por uma estrutura modular de pórticos de madeira sobre a qual se poderia mudar o revestimento de edição para edição.

 

Na edição de 2016 as euro paletes foram o revestimento escolhido funcionando também como reforço estrutural do edifício. As ligações entre as peças que compõem os pórticos são simplificadas através da utilização de parafusos standard de cabeça sextavada, o que facilita a futura desmontagem e armazenamento das peças.

O interior do bar desenvolve-se em três áreas independentes com uma zona para as caixas e pequeno escritório, uma zona de armazém e lava-loiças e a zona central de confecção com o balcão para o exterior, arcas frigoríficas, máquina de café e arca de gelados. A estrutura do bar prolonga-se para o exterior, através de vigas de madeira, pilares de bambu e lonas fibra de coco, proporcionando a sombra para o público.

O quiosque respeita a mesma estrutura do bar mas com uma dimensão menor. A organização interior é igual com uma zona de caixas e escritório, zona de armazém e uma zona central de confecção com o balcão para o exterior. No avançado que proporciona sombra ao público não se recorreu ao bambu, sendo inteiramente em madeira e euro paletes.

 


Equipa: Warehouse
Parceiros: Boom Festival, Estudio Altura
Com: Rúben Teodoro, Ricardo Morais, Lediana Rrjolli
Colaboradores: Aseel Swami (Spectrohm Arts), Leandro Rabelo, Roman Roznovsky, Pete Anderton, Pedro Peixe