O Almar consiste num projecto da EDA – Associação Ensaios e Diálogos, para a reabilitação do sítio arqueológico da Quinta do Almaraz, em Almada.

Tendo como promotor a Câmara Municipal de Almada, o projecto associa a construção das novas infraestruturas com a activação do espaço da antiga quinta, abrindo-o à comunidade através de visitas guiadas, residências artísticas, oficinas, ciclos de conversas e encontros.

O espaço arqueológico foi dotado de percursos, zona de recepção com bilheteira, espaços de trabalho para arqueólogos e cientistas, área expositiva e interpretativa para visitantes e instalações sanitárias.

O papel do Warehouse

O Warehouse foi convidado para integrar a equipa de construção do edifício principal onde foram incorporados e transformados três contentores preexistentes. Esta operação exigiu a construção de uma nova estrutura e cobertura que interligou os contentores, conferindo deste modo uma nova unidade ao edifício.

Nesta reconfiguração foi intencional criar um espaço central com a função de aumentar o espaço social e de exposição, mantendo a privacidade que cada contentor necessita para a sua função específica. Um escritório, uma copa, e as instalações sanitárias.

 


Equipa: Ensaios e Diálogos + Amigos
Financiador: Câmara Municipal de Almada
Colaboradores: Ricardo Morais, Sebastião Botton, Rúben Teodoro, Marco Piscopo, Matilde Mozzi