No âmbito da seunda edição do Festival Pico Zen, o Colectivo Warehouse em colaboração com o atelier Terrapalha, foram convidados a desenhar e construir uma estrutura temporária que acolhesse as principais actividades do festival.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
As premissas do projecto eram claras desde de inicio, resumindo-se na criação de uma estrutura que tivesse o menor impacto ambiental e local possivel, minimizando o uso de recursos exterirores à ilha do Pico.
Desta forma a resposta do desenho passou por utilizar materiais, técnicas e mão-de-obra local.

O bambu, enquanto espécie invasiva na ilha, foi uma escolha óbvia para a estrutura, alinhando-se com o uso de cordas de pesca e técnicas de amarração, partilhadas pelos locais, para o tensionamento e ligações estruturais. Não foram usados parafusos, pregos ou braçadeiras plásticas, reduzindo o desperdício.
A estrutura foi fundeada no terreno trabalhando sempre em tensão e contraventamento não necessitando de fundações, minimizando desta forma o impacto no terreno. Apenas na cobertura foi utilizado um material sintético, sendo que foi adquirido com o compromisso de futuras reutilizações por parte da Câmara Municipal de São Roque do Pico

O projecto foi contruído durante uma semana, em parceria com os trabalhadores da Câmara Municipal e com moradores locais, em regime de estaleiro aberto à participação dos locais e participantes do festival.

FICHA TÉCNICA

Equipa: Colectivo Warehouse + Terrapalha
Cliente: Festival Pico Zen
Parceiros
: Câmara Municipal de São Roque do Pico; Capital do Turismo Rural São Roque do Pico; Compalha; Aço Snack-Bar

Com: Rúben Teodoro
Colaboradores: Luis Bidarra, Catarina Pinto