Benches for Europe é um projeto europeu com o objetivo de representar a Europa através do design de um banco por país instalado nos jardins públicos do Parlamento Europeu em Estrasburgo.

O Warehouse foi selecionado para representar Portugal apresentando uma proposta de design original.

O conceito-chave para a criação do banco de Portugal foi representar o nosso país através do envolvimento de crianças de uma escola portuguesa no processo criativo.

Para contrastar com a atitude padrão em que a autoria não é partilhada, muito comum em concursos de design, e também para potenciar resultados inventivos, decidimos envolver crianças e professores para ensaiar possibilidades formais e volumétricas.

Com este método, pretendemos abrir a criação para fora do atelier. O objetivo foi deixá-los brincar com unidades modulares, combinando pequenos pedaços de cortiça para alcançar modelos tridimensionais. O trabalho criativo realizado pelas crianças foi o ponto de partida para definir o formato da nossa proposta.

Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 6ºano da escola Secundária Amor de Deus, em Cascais, apoiada pela SOFALCA, uma empresa portuguesa de cortiça que forneceu amostras deste material para a modelagem tridimensional.

O objetivo desta atividade foi criar uma série de protótipos do banco para sugerir possíveis formas e escalas para a peça final a construir. As crianças usaram pequenos blocos de cortiça aglomerada como elemento base para explorar os limites de um “banco”. Dividimos a turma em 9 grupos e fizemos um resumo simples da atividade, acompanhado de algumas regras a serem seguidas.

O primeiro passo para as crianças foi imaginar o seu “banco” ideal. Depois de entenderem as regras, cada grupo decidiu enfatizar diferentes aspectos da sua ideia de banco público. Alguns deles “pensaram fora da caixa” evitando as nossas regras! No final da atividade, cada grupo teve um minuto para mostrar e explicar sua proposta à turma. Após esse evento, escolhemos algumas das peças mais interessantes, entre os 9 protótipos. Decidimos então optar por um modelo específico por causa da sua forma de bancada adequado ao uso colectivo que pretendíamos inspirar com esta obra tão próxima do Parlamento.


Equipa: Colectivo Warehouse, Alunos do CAD – 6º Ano 2018
Parceiros: CAD – Colégio Amor de Deus, Sofalca
Cliente: SPE – Strasbourg pour L’Europe
Com: Sebastião de Botton, Rúben Teodoro, Ricardo Morais, Matilde Mozzi, Emanuel Falappa, Monica di Eugenio