Convidados pela Ghost Creative Productions que estabeleceu o contacto com a Embaixada de Portugal no Senegal e a Instituição Pública Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o Colectivo Warehouse integrou uma equipa de artistas para a realização de um festival de Artes e de Ecologia no Liceu Galandou Diouf, uma escola pública no centro de Dakar.
O projecto teve como principal objetivo despertar os jovens alunos e toda a comunidade escolar para a consciência ambiental, através da Arte.
O Festival ÉcoL’Art criou uma plataforma de diálogo intercultural entre artistas senegaleses e portugueses, e assim, através da sua primeira edição, lançou as bases para um trabalho continuado entre as instituições parceiras e a comunidade local na procura de respostas aos desafios e problemas ambientais que atravessamos actualmente no mundo inteiro.
Durante duas semanas em residência, o Colectivo Warehouse desenvolveu um projecto na Biblioteca e no seu espaço envolvente em paralelo com outros artistas portugueses convidados entre os quais Pantónio, Mariana Malhão e Robert Panda que realizaram obras de arte em vários locais da Escola.
Os Artistas trabalharam, em conjunto com os estudantes através de Workshops procurando a inclusão e participação da comunidade escolar no trabalho artístico que foi produzido.
No dia do Festival foi divulgado a exposição dos resultados dos workshops, exposições itinerantes, instalações artísticas, murais, bem como uma série de atividades, projeções de filmes, bancas de venda de artesanato, promoção de associações locais para a protecção do ambiente, e ainda concertos do Davide Rodrigues e dos Lavoisier.
Equipa: Colectivo Warehouse
Promotores: Ghost Productions, Embaixada de Portugal no Senegal, Instituto Camões
Com: Sebastião de Botton, Rúben Teodoro
Colaboradores: Luís Alcatrão, Miguel C Tavares, Khalifa Diallo, Aïscha, Maïssa, El-Haj Dian, Mohammed, Ndeye, Hubert, Fatou, Jean-Pierre, Nani, Nacia