O projecto teve como principal objectivo a transformação de um troço da via ciclo-pedonal que interliga Vila Nova de Famalicão à Póvoa de Varzim. Através de um processo de co-criação, criámos uma instalação urbana temporária ao longo de um percurso composta por uma oficina de reparação de bicicletas, módulos de estacionamento e mobiliário urbano para descanso e lazer.
Foi desenhada e instalada ao longo da ciclovia uma nova sinalética, complementar à oficial, que acrescenta informações em falta, avisos de cruzamentos perigosos e  lugares de interesse sinalizados pela comunidade.

Antes da residência

Com base na sessão de mapeamento emocional e co-desenho participado identificaram-se duas necessidades prementes: melhorar as condições de segurança e introduzir elementos de descanso e interação com ciclistas e peões. Neste sentido surgiu a ideia de criar um roteiro com informação em tabuletas  contendo lugares de interesse e explorando a comunicação de situações específicas, sejam estas de leituras sócio-emocionais do lugar ou de prevenção face a situações de perigo. 

Onde?

Na sessão de mapeamento emocional e co-desenho foram identificados alguns pontos onde as intervenções eram mais pertinentes pela utilização que a população faz da ciclovia e dos seus pontos de interesse ao longo do percurso. Desse levantamento resultou a implantação da peça de maior dimensão, localizada entre o Parque da Formiga e o viaduto 1º de Maio. 

Como?

Após recolha da informação através da auscultação propusemos a construção de uma área de descanso equipada com um stand-oficina para pequenas reparações de bicicletas. A par do stand foram instalados elementos em formato de painel outdoor para comunicar informações de base emocional e sensorial, consoante o contexto do troço identificado da intervenção.