O MEDS Reaction Lx foi um workshop internacional de arquitectura e design  para estudantes que teve lugar em Lisboa durante duas semanas em Agosto de 2013. O nosso projecto para o Caracol da Graça foi uma das propostas selecionadas e por conseguinte fomos tutores de uma equipa de dez estudantes com o intuito de a concretizar.

O Caracol da Graça é um dos principais acessos pedonais de acesso e saída do bairro da Graça. É apelidado de “caracol” devido ao percurso em espiral da escadaria.  Actos de vandalismo e a presença frequente de toxicodependentes no Caracol tornaram-no inóspito e a comunidade local, assim como os turistas têm medo de o atravessar.

O nosso objectivo foi devolver o Caracol à comunidade e contribuir para um espaço mais seguro e vibrante. “Onde está a Graça?” foi baseado nesta ideia e em simultâneo serviu como apresentação do bairro, das suas pessoas e das outras intervenções do MEDS Reaction Lx.

A apresentação do bairro e dos seus moradores pretendeu ser interactiva. Isso foi alcançado, por um lado, com uma exposição de fotos de membros da comunidade, manipuladas digitalmente, que desencadeava uma reacção dos turistas e transeuntes e por outro com a colocação de bancos nas zonas de descanso e os caixotes do lixo para desencorajar a propagação do lixo. Em simultâneo, estas estruturas escondem parte do vandalismo que o Caracol foi alvo.
 
O projecto dividia-se em seis diferentes instalações cada uma com uma interacção diferente. As estruturas de madeiras eram todas semelhantes.


Equipa: Warehouse
Com: Rúben Teodoro, Ricardo Morais
Colaboradores: Monika Reut, Viktoria Petkovic, Matina Kostiani, Nina Marcussen, Claudia Vasiliu, Petra Peetra, Ece Ozbek, Irene Marcantonatos, Ioana Breaz, Giannis Messas, Carole Garton.