Bring a pal and have fun foi a proposta vencedora para o concurso internacional Play-Scapes lançado pela Building Trust International. O objectivo desta competição era promover a reflexão sobre os espaços abandonados, vazios e constantemente sobrevalorizados das nossas cidades.

Nesta linha de pensamento escolhemos o Campo das Salésias em Belém como área de intervenção. A principal premissa era a revitalização deste espaço com a participação da comunidade, construindo equipamentos e mobiliário urbano orientados para o lazer e prática de desporto. Todos os equipamentos foram desenhados para uma fácil assemblagem utilizando euro paletes.

O sentimento de pertença da comunidade estimulado pela participação na construção dos equipamentos potencia uma manutenção regular do campo e o estado de vigília para com actos de vandalismo.

Os equipamentos são desenhados para pessoas de todas as idades. Para criar os diferentes equipamentos de exercício e lazer foram utilizadas paletes por serem estruturas de madeira adaptáveis. Com esta abordagem podem ser produzidos uma variedade de equipamentos e a sua colocação gerar inúmeras possibilidades de desenho dos espaços. Partindo de uma organização de espaço inicial, a comunidade pode reinventar os seus espaços com os dispositivos existentes ou criar novos usando as paletes. Deste modo o Campo das Salésias está em constante mudança e transformação.

 


Equipa: Warehouse 
Com: Rúben Teodoro, Ricardo Morais, João Peixe, Diogo Anjos, Ivo Nascimento.