Ao caminhar na Estufa por entre vegetação a perder de vista e palmeiras altíssimas há uma expectativa que fica por cumprir: perdermo-nos. Um traçado rigoroso organiza as plantas em canteiros bem delimitados e estrutura a circulação em caminhos, numa apropriação de um outro léxico.

De facto, não saímos da cidade. Avenida, cruzamento, rua, quarteirão. Vocábulos urbanísticos tecem a malha da Estufa num contraste inquietante entre a sua condição de natureza construída e a natureza inata aos seus elementos constituintes.

Natural Construído é um exercício de exploração desta dicotomia, latente neste lugar. Implantada sobre uma antiga pedreira, a Estufa enche agora de raízes e organismos vivos os vazios do solo esventrado pela extração mineira. Hoje o ponto de equilíbrio entre a massa de matéria produzida pela humanidade e a totalidade da massa de matéria viva no planeta já resvalou irremediavelmente.

No interior da estrutura este desequilíbrio é evidente e adivinha-se o peso do construído. Pousado sobre o caminho, este objecto quebra o cenário natural e convida a entrar interrompendo o percurso traçado. Arestas de madeira de pinho e planos de tecido constroem uma forma geométrica rigorosa que se impõe à organicidade envolvente. 

A rocha-assento oferece repouso e desafia à reflexão. Aceitando, é possível descobrir um novo horizonte natural através da construção, que torna óbvio o que a Estufa já evidenciava: o natural também se constrói.

A estrutura nasce da geometria dodecagonal em planta e compõe-se de 12 módulos sucessivamente acoplados com a rotação de 30º, fechando o prisma e criando um espaço aparentemente encerrado sobre si próprio. Este efeito é desmaterializado pela elevação dos planos do prisma que permite ver através e além do objecto e de dentro para o fora do espaço, integrando e absorvendo a paisagem.

Cada plano é constituído por uma moldura perimetral em madeira de pinho não tratada que tenciona uma tira de tecido. Os tecidos são de algodão cru, tingidos a frio com curcuma. A saturação heterógenea de pigmento nos vários planos resulta da organicidade do processo manual, que não permite repetir de forma exacta as circunstâncias de cada tingimento: temperatura, exposição solar, homogeneidade e densidade da trama de tecido. 

Um espécime temporário plantado na Estufa, Natural Construído interagiu com o ecossistema como um organismo, a madeira expandindo lentamente com o elevado nível de humidade e o amarelo curcuma do tecido gradualmente perdendo saturação devido à exposição solar continuada.


Equipa: Colectivo Warehouse

Cliente: Jardins Abertos

Com: Monica Di Eugenio, Raquel Santos e Rúben Teodoro