Play-LX é um conceito de intervenção urbana que se concretizou através da criação de objectos e transformação de pequenas atmosferas urbanas.

Este projecto decorreu entre Setembro e Outubro de 2013, em Lisboa, e pretendeu revelar que a cidade pode ser mais divertida de uma forma espontânea, utilizando ideias para lugares específicos. Um baloiço instalado numa paragem de autocarro ou um tabuleiro de xadrez aplicado numa mesa comum de encontrar no espaço público.

A segunda acção do Play-lx foi a instalação de um baloiço em diferentes pontos da cidade. A primeira experiência foi a fixação do baloiço numa árvore de um parque público. A sua utilização por crianças foi imediata ao ponto de fazerem fila para experimentar.

A colocação do baloiço numa paragem de autocarro criou um cenário incomum para quem estava à espera no local.

Através deste processo percebemos a eficácia que um baloiço tem enquanto peça de interação entre adultos e crianças. Esta experiência levou à integração de baloiços em outros projectos que se seguiram.

A intervenção de “guerrilha” foi concretizada através da fixação de um tabuleiro a esta mesa para jogos de cartas, dominó e xadrez, com uma composição de provérbios populares adaptados ao contexto do bairro. O tabuleiro em suporte de platex laqueado a preto foi desenhado para ser gravado no FabLab de Lisboa com recurso a uma máquina fresadora CNC. Por fim foi dado um tratamento ao tabuleiro com a aplicação de verniz. Esta intervenção reconfigurou uma mesa pertencente ao mobiliário urbano existente num largo. A mesa é utilizada pela comunidade local como um lugar de encontro e para jogar jogos de tabuleiro.


Equipa: Warehouse
Parceiros: FabLab Lisboa
Com: Rúben Teodoro, Ricardo Morais, Sebastião de Botton, Diogo Anjos