Na experiência de ser acolhido, a sensação de bem-estar surge quando nos sentimos incluídos. Além do conforto sensorial, ver e ser visto pelo outro é essencial para o reconhecimento e inclusão. Partindo destes princípios, esta instalação pretende criar um diálogo transfronteiriço entre os espaços que nos acolhem pela experiência conjunta, e aqueles que nos individualizam.

Ser lugar é uma instalação site-specific, pensada e desenhada para os nichos das janelas do rés-do-chão do Teatro Avendas, que nos recebem à entrada e saída do auditório. Os materiais utilizados na construção são provenientes de sobras de outros projectos do Colectivo Warehouse. Os diferentes materiais utilizados são identificáveis no banco amarelo, onde esta heterogeneidade confere identidade à peça em si. 

A instalação é um exercício de materialização de certas componentes sensoriais e emocionais para as quais o tema “acolhimento” nos remete. Através do trabalho da forma, da geometria, da luz e da cor experimenta-se o impacto que estes elementos têm na construção de espaço ou possivelmente de um lugar, ao criarem um ambiente que envolve as pessoas que o utilizam.