Village Yard é um projecto que define a ambiência dos espaços exteriores do Village Underground Lisboa. O principal objetivo é a criação de uma atmosfera confortável nas áreas exteriores do Village Underground. Deste modo e em sintonia com o mote de reutilização e reciclagem que caracteriza este polo criativo, todo o processo de criação dos elementos focou-se na reutilização de materiais.
Alguns dos materiais foram fornecidos pela Carris, a principal empresa de transporte de autocarros e eléctricos de Lisboa. No entanto, novos materiais tiveram que ser comprados para incorporar com os antigos e, assim, proporcionar uma combinação atractiva.

O projecto foi dividido em várias fases com diferentes objectivos que juntos resultam na transformação do espaço, através de um novo terraço de apoio à cafetaria, um espaço para crianças e vários espaços de lazer e descanso entre os contentores.

Making Squares

A primeira parte da intervenção focou-se em reorganizar os numerosos espaços intersticiais entre contentores no piso térreo e redesenhar o espaço do terraço como espaço de eleição. Para a renovação desta área, propusemos um deck de madeira com mobiliário de exterior integrado, de modo a  torná-lo no ponto de confraternização do Village Underground. Este espaço de convívio desenvolve-se por vários núcleos proporcionando diferentes áreas de lazer. O uso da madeira como material principal aquece o espaço, combatendo a atmosfera inóspita e o cariz industrial dos contentores e das lajes de betão.
Esta primeira etapa culminou com o envernizamento do mobiliário ajudados por amigos e residentes do polo. Esta fase melhorou o espaço inicial, tornando-o mais confortável e agradável para os residentes e público geral.

Green Up!

A segunda fase apelidada de “Green up!” consistiu na criação de zonas verdes no Village e na introdução de vários tipos de plantas no mobiliário urbano e nos contentores. A colocação de trepadeiras junto dos contentores além do aspecto decorativo tem como objectivo cobrir as superfícies metálicas com o tempo. Esta nova zona verde é pontuada por canteiros de flores e pequenas áreas ajardinadas. Nesta fase, envolvemos a comunidade local, pois além de plantar ser uma actividade divertida, é fácil de realizar em grupo.

Borders

A fim de delimitar o espaço exterior e separá-lo do parque de estacionamento e restante espaço privado da Carris, construímos um objeto icónico funcionando também como uma peça artística e decorativa. Esta estrutura foi colocada na entrada sul e concluiu o conjunto de três fases propostas para Village Underground Lisboa.


Equipa: Warehouse
Cliente: Village Underground Lisboa
Parceiros: Carris, Carmo, Ikea
Com: Rúben Teodoro, Ricardo Morais, Sebastião de Botton, Antoine de Maulmin
Colaboradores: V.U. Residents, Samuel Boche, Gonçalo Onofre, Marisa Oliveira, Fernando, Miguel Prudêncio, Laura Falcão