De 7 a 11 de Maio, estudantes do Instituto Sandberg participaram num workshop focado nos conceitos de espaço e território em bairros de autoconstrução dos subúrbios de Lisboa e simultaneamente compreender como artistas internacionais têm se referido a esses espaços marginalizados para reivindicar uma voz política e social.

O workshop aconteceu no espaço do Hangar com o conceito desenvolvido por Mónica de Miranda e produção de Ana de Almeida e Irina Leite Velho.

Com o apoio do Director do Departamento SIS, do Instituto Sandberg, Leopold Banchini, o workshop contou com a participação de artistas e curadores convidados entre os quais António Brito Guterres, Bruno Leitão, Carlos Carneiro, Héctor Zamora e o Colectivo Warehouse

O Colectivo Warehouse coordenou também a parte prática do workshop. Seguindo uma restrição de materiais disponíveis do universo da madeira e derivados os alunos tiveram que fazer cedências entre os grupos e adaptar rapidamente os seus projectos numa alusão à criatividade em contextos de escassez de recursos e informalidade.

Como resultado do workshop, os alunos desenvolveram em co-criação diferentes instalações artísticas performances e experimentações baseadas nas visitas a esses territórios e no contacto com os diferentes artistas. Os resultados materializaram-se num vídeo/performance alusivo às fronteiras da cidade onde o uso de uma escada permite questionar os limites entre espaço público e privado; uma performance num vazio urbano recorrendo a uma locomotiva de caixas de cartão e abordando o conceito de “Caring”; uma instalação artística baseada na colocação de um objecto complementar a uma ruína urbana, numa alusão ao espaço público do bairro da Cova da Moura; uma instalação artística na fachada do edifício do Hangar onde se explora a extensão do espaço privado e a apropriação do espaço público através da sombra e de um evento no exterior do edifício.


Equipa: Colectivo Warehouse, Mónica de Miranda, Leopold Banchini, Ana de Almeida, Irina Leite Velho
Parceiros: Hangar, Sandberg Instituut
Com: Ricardo Morais, Emanuel Falappa
Participantes: Andrea Belosi, Elizaveta Strakhova, Naomi Credé, Malissa Canez Sabus, Mirko Podkowik, Mathilde Helbo Stubmark, Maike Statz, Elia Castino, Gauthier Chambry, Niels Albers, Samuel Kuhfuss Gustavsen, Liene Pavlovska, Francesca Lucchitta, Davide-Christelle Sanvee