O projecto Tetr(4)iS é fruto da uma colaboração entre a 4iS – Plataforma para a Inovação Social e o Colectivo Warehouse para o Museu de Lamas.

O projecto inseriu-se no âmbito de um laboratório de construção participativa com foco no património, espaço público e comunidade.

Ao longo de uma semana, o laboratório acolheu participantes de várias instituições e associações locais promovendo as sinergias entre elas, a comunidade de Santa Maria de Lamas e o Museu de Lamas.

O laboratório contou com a participação de alunos da Cincork, do Colégio de Lamas e da Cerci-Lamas, que se envolveram nas várias fases de construção. Aos alunos juntaram-se voluntários do Agrupamento 1355 de Santa Maria de Lamas, membros da Basqueiro – Associação Cultural e a equipa de funcionários e colaboradores do Museu de Lamas.

Pretendia-se ainda capacitar as diversas entidades e participantes a construir mais módulos por si sendo criado um manual de construção para o efeito e apoiado pelas sessões práticas de construção.

O projecto pretendia responder a duas necessidades distintas identificadas pelo Museu e pela Associação Basqueiro, responsável pelo Festival Basqueiral: bancadas de apoio aos eventos a decorrer na Sala da Cortiça e balcões para apoio ao festival.

Os módulos T e L foram inspirados no jogo Tetris e as suas formas possibilitam diversas combinações. Os módulos foram criadas para serem facilmente transportadas por duas pessoas e a sua estrutura vazada numa das faces possibilita a sua utilização como arrumo e prateleira.

A estrutura de pinho nacional é revestida por contraplacado de bétula que serve de base ao revestimento de dois tipos de cortiça.

O uso da cortiça, além de remeter para a essência do Museu de Lamas, foi uma das bases do laboratório através do desenvolvimento de técnicas e soluções de integração da cortiça no mobiliário urbano. Neste capítulo, foi fundamental o apoio do Mestre Manuel Augusto Fontes, perito em cortiça que orientou uma das sessões de construção.


Equipa: Colectivo Warehouse + 4iS – Plataforma para a Inovação Social
Parceiros: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, ICC – Imaginarius Centro de Criação, Museu de Lamas, Basqueiro – Associação Cultural, Agrupamento 1355 de Santa Maria de Lamas, CERCI – Lamas, Colégio de Lamas, Cincork.
Com: Ricardo Morais, Monica Di Eugenio.
Colaboradores: Manuel Augusto Fontes