A exposição intitulada “Marchas do Castelo” foi desenvolvida pelo FAS – Fundo de Arquitectura Social em colaboração com o colectivo Warehouse.
A exposição esteve patente no Museu das Arte Decorativas – Fundação Ricardo Espírito Santo entre 5 de Junho e 19 de Julho de 2015. O projecto contou com a participação da comunidade do Castelo que produziu peças artesanais para venda assim como emprestou o material utilizado nas marchas para exposição.
O projecto teve o grande apoio e participação da comunidade de moradores do Castelo. A exposição retratou as tradições das Marchas populares do “Castelo” nas Festas de Santo António que têm lugar na cidade de Lisboa desde 1932.
O objectivo foi dar a conhecer uma festa tradicional lisboeta pela exibição de peças de grande valor cultural e histórico como as coleções de trajes, costumes, músicas populares, recortes de jornal, fotografias e filmes de desfiles, entre outros.
As estruturas expositivas foram adaptadas consoante a organização dos conteúdos expositivos. Nesta senda foram desenhados e construídos sete módulos para conteúdos históricos e fotográficos, uma mesa de recepção com expositor de vendas e um conjunto de manequins metálicos para expor os trajes. foram igualmente construídos três painéis de exposição.
Equipa: Warehouse
Parceiros: Fundo de Arquitectura Social, Fundação Ricardo Espírito Santo
Com: Rúben Teodoro, Ricardo Morais, Sebastião de Botton, Malin Mohr
Colaboradores: Patrícia Chorão, Raquel Morais, Marco Reixa