O Parque Intergeracional de Marvila é um parque público para idosos e crianças construído num lote abandonado situado no seio do antigo bairro lisboeta. Ateliermob e Warehouse desenvolveram o projecto com o auxílio de estudantes da Universidade Lusófona, diversos voluntários e membros da comunidade local.
No parque existe um anfiteatro com uma excelente vista sobre o rio Tejo, um parque infantil e uma área com mesas e cadeiras para os idosos se reunirem a jogar às cartas enquanto assistem os seus netos a brincar.
No final de 2014, o Ateliermob e a Xerém apresentaram uma proposta de financiamento ao programa Energia Bip-Zip. Na primeira reunião, a intenção dos membros da comunidade e da associação de moradores foi criar um parque público para crianças e idosos.
O bairro de Marvila Velha está cada vez mais envelhecido e sua população está a diminuir. Embora existam poucas crianças no bairro, a comunidade queria um parque infantil para encorajar os seus netos a vir ao bairro e visitar os avós com mais frequência.
Não havia muitas possibilidades de escolha para localização do parque. O local escolhido foi um antigo lote vazio entre um prédio de sete andares e algumas casas abandonadas. O terreno era limitado a sul por uma das mais importantes linhas ferroviárias de Lisboa.
No princípio do mês de Agosto iniciaram-se as primeiras duas semanas de construção com a participação de estudantes da Universidade Lusófona, um workshop tutelado pelo Warehouse. Nas três semanas seguintes o projecto contou com a ajuda de outros profissionais, voluntários e habitantes do bairro de Marvila. Nestas cinco semanas de workshop construímos um anfiteatro em blocos de betão e cobertura em madeira de pinho tratado.
No final da zona de anfiteatro existe uma rampa para crianças que liga o espaço superior do projecto ao parque infantil. O pavimento do parque infantil foi preenchido com casca de pinheiro por ser mais higiénico do que a areia. Na parte mais baixo do terreno foi construída uma lage para a posterior colocação de mesas e cadeiras, assim como um muro/banco que delimita o espaço.
Equipa: ateliermob + Warehouse
Parceiros: Xerém, Departamento Universidade Lusófona de Lisboa
Com: Rúben Teodoro, Ricardo Morais, Sebastião de Botton, Malin Mohr, Bruno Bravo, Pedro Abrantes Nunes
Colaboradores: Cian McKenna, Marlene Jabouille, Raquel Lopes, Antoine de Maulmin, Bernardo Lourenço, Will Pham, Bruno Assunção, Inês Lopes, Joana Luís, Luísa Miala, Mário Rodrigues, Nádia Ferreira, Paulino Gunji, Pedro Figueiras, Tânia Rosário, Yanessa Guerra, Kalina Michałowska, Paula Kusińska