O projecto da nova sede da AVIPG consistiu na reabilitação de uma antiga escola primária do estilo “Português Suave”. A escola situa-se em Figueira, uma das zonas mais afectadas pelo incêndio de 17 de Junho de 2017 em Pedrogão Grande.
A presença no terreno e o recurso a mão-de-obra local permitiu uma auscultação da população e um conhecimento mais aprofundado do território. O período em que a equipa esteve a viver em Pedrógão foi fundamental para desenvolver o projecto.
A sede com dois postos de trabalho permanentes, pode acolher em simultâneo reuniões da associação, assembleias com os moradores das áreas afectadas e acções de formação até 25 pessoas. A este espaço adicionou-se uma zona de recepção, uma copa, duas instalações sanitárias e uma sala de arrumos.
A polivalência do espaço é espelhada pelas peças de mobiliário, que pela forma trapezoidal possibilita inúmeras combinações.
Conceptualmente, as formas alveolares remetem para as colmeias e para o trabalho em comunidade das abelhas.
Na zona exterior, os canteiros com bordos japoneses são delimitados por troncos de eucaliptos recuperados. Esta solução permite deslocar os troncos facilmente no caso de uma ampliação futura da sede. No exterior, foram ainda plantados três sobreiros devido ao seu carácter resiliente e resistente ao fogo.
Equipa: Colectivo Warehouse, Mariella Gentile, Inés Sebastián Ugarteche, Sam Boche
Parceiros: Fundação Calouste Gulbenkian, Ateliermob, AVIPG, Câmara Municipal de Pedrogão, Junta de Freguesia da Graça, Somapil, Grupo Amorim, CIN, Inpress Studio, Reynaers Aluminium SA
Com: Ricardo Morais, Rúben Teodoro, Sebastião de Botton, Matilde Mozzi, Emanuel Falappa
Colaboradores: Pauliconstrói, Paulo Filipe, Emanuel Oliveira, Carlos Barradas, António Grilo