O Parlamento Urbano foi um projecto desenvolvido em Lisboa pelos Zuloark, um colectivo espanhol de arquitectura.
O Parlamento Urbano resulta de um projecto de investigação sobre o espaço urbano apelidado de “Declaração Universal dos Direitos Urbanos”. O seu objectivo é promover o debate sobre o espaço urbano com todos os envolvidos na criação da cidade, nomeadamente, as entidades governamentais, instituições públicas e privadas, associações, comunidades, moradores, arquitectos, artistas e todos os “fazedores” de cidade.
Sendo o Warehouse selecionado para tutor do workshop Meds Reaction Lx, acabámos por nos envolver também na construção deste projecto. Os Zuloark convidaram-nos, assim como alguns membros da organização, para montar uma equipa e construir o Parlamento.
A estrutura de madeira de forma octagonal divide-se em seis trapézios, tendo sido cada um deles construído por um grupo de participantes. Os espaços restantes servem de entrada do espaço interior do parlamento urbano. Como premissas inciais do desenho das peças foram definidas medidas exteriores iguais para todas as partes e os dois niveis de plateia.
Este parlamento foi posteriormente utilizado, durante o wokshop MEDS Reaction Lx, como ponto de de reunião e debate para participantes, tutores e moradores do bairro da Graça.
Equipa: Zuloark
Parceiros: Meds Reaction Lx, Warehouse
Colaboradores: Rúben Teodoro, Ricardo Morais, João Peixe, Diogo Anjos, Anna Buono, Aída Asecas, Nuno Silva and Tiago.